Tensão e Corrente, Contínua e Alternada
Como foi visto anteriormente, só haverá um fluxo de elétrons (corrente elétrica), se houver uma tensão entre dois pontos.
Além disso, se a tensão é continua, a corrente também o é e, se a tensão for alternada, a corrente também é alternada. Então:
-
Uma corrente contínua (CC ou DC – do inglês Direct Current), está ligada a uma tensão contínua,
-
Uma corrente alternada (CA ou AC – do inglês Alternated Current), está relacionada com a tensão alternada AV.
Formas de onda
Só olhando para um fio energizado (no qual há uma corrente elétrica) não é possível saber se a corrente, ou a tensão, é contínua ou alternada, no entanto elas são diferentes entre si.
Uma forma de visualizarmos isto, é ver as suas formas de ondas, em osciloscópio.
Em um esquema eletrônico, para evitar dúvidas a respeito disso, é mostrado qual o tipo de tensão usado, através do símbolo eletrônico correspondente, como foi visto em seções anteriores
Correntes e Tensões Continuas – DC (vistas num osciloscópio)
As tensões contínuas (como a de uma pilha, por exemplo), caracterizam-se por apresentar uma forma de onda contínua (uma reta), quando observadas num osciloscópio
A figura 1 mostra esse forma de onda.
Em tracejado está representado, a posição inicial do traço do osciloscópio.
Observação: O tracejado, não existe no osciloscópio, sendo aqui apresentado somente como referência, e pode-se escolher qualquer retícula horizontal, para essa referência.
Tensão e Corrente elétrica
Módulo 1.4
Eletrônica Analógica
-
Formas de onda
-
Observações
Como calcular o valor da tensão?
O valor da tensão é obtido, multiplicando-se o número de retículas horizontais (da referência até à forma de onda, vezes (X), o valor previamente configurado (pelo usuário) de um determinado botão do osciloscópio, próprio para isso (clique aqui para ver)
Como exemplo, se o valor entre cada retícula horizontal for de 2 V/div (2 volts por divisão) e, como temos 3 retículas, então, o valor dessa tensão será de 6 Volts.
E para medir essa tensão com um multímetro? (Quer saber mais clique aqui)
Em primeiro lugar (refira-se à figura 2), é necessário selecionar a função correta no multímetro “Tensão Contínua – DC”, e depois efetuar as medições como mostrado.
No nosso exemplo, valor medido (visor: 8.75 V) é um pouco inferior ao valor da pilha
(9 v). Isso mostra que a pilha já teve um gasto de carga.
Repare que quando se invertem as ponteiras, o valor lido é alterado.
No primeiro caso o valor é positivo, no segundo, aparece um sinal de (-), indicando que a ponteira vermelha (+), está colocada no negativo da pilha.
O valor absoluto (8,75), ou seja, o valor medido, entretanto, permanece o mesmo.
Correntes e Tensões Alternadas - AC e AV
A Corrente e a Tensão alternada (AC e AV), vistas em um osciloscópio, têm forma de onda senoidal, como mostrado na figura 3.
Qual o valor da tensão?
A medição do valor de tensão, leva em conta o número de retículas horizontais, desde a parte inferior dessa onda, até à parte superior.
Se a distância entre cada retícula, foi configurado para 30 V/div, então o valor seria: 4 x 30 = de 120 Volts.
Como medir a tensão com um multímetro?
Para medir essa tensão com um multímetro, é necessário em primeiro lugar (refira-se à figura 4), configurar o multímetro para a função “Tensão alternada – AV ~ ), e depois efetuar as medições como mostrado.
Repare que trocar a posição das ponteiras, não afeta o valor medido, por isso é indiferente, como se colocam as ponteiras.
Importante
Na tomada da figura 4, é mostrado a designação, para cada um dos orifícios dessa tomada:
-
N para Neutro (retorno da corrente)
-
T para Terra (fio de aterramento)
-
F para Fase
Como a corrente e a tensão alternada funcionam?
No funcionamento da corrente alternada, os elétrons oscilam em volta de um ponto fixo, com uma frequência de 60 Hz. Isso quer dizer que, os elétrons fazem um movimento de vai e vem, 60 vezes durante um segundo.
A corrente alternada, é largamente empregada na transmissão de energia elétrica, e é obtida por meio de geradores AC, em Usinas Hidrelétricas, Torres Eólicas, etc.
Além de mais econômico, uma outra grande vantagem da tensão alternada, é que se podem produzir tensões muito elevadas na fonte de geração (500 mil volts, por exemplo), e assim, transmiti-las a longas distâncias, com perdas menores.
Já nos locais de consumo, uma subestação, reduz através de transformadores, a tensão para valores mais baixos e adequados, para utilização em residências, ou fábricas.
Motores elétricos e compressores (por exemplo, ventiladores, geladeiras, etc.), usam diretamente tensões alternadas. .
Observações Importantes sobre o osciloscópio (figura 5)
(clique aqui para ver como funciona)
- Os “quadradinhos ou retículas” dos osciloscópios, tanto verticais quanto horizontais, têm seus valores de medição, dependentes das configurações efetuadas no painel de controle, desse osciloscópio.
- E as retículas verticais, para que servem?
Estas retículas (verticais), servem para medir a frequência. Se a onda senoidal como da figura 3, fosse a verificada em uma tomada de parede, o valor de frequência medido, seria de 60 Hz (Hertz é medida para frequência)
- Um osciloscópio, é o ideal para ver a forma de onda e também para fazer as medições, porém é muito caro, e não é imprescindível.
Você poderá fazer todas essas medições com um multímetro.
Tanto o osciloscópio, quanto o multímetro, serão estudados em "Faça você mesmo".