top of page

Reostato


O reostato é um resistor variável. Eles têm funcionamento, similar aos  potenciômetros. A resistência de reostato é, normalmente, um fio enrolado. Com dois terminais (mesmo com três, só se usam dois), sendo um deles a extremidade do fio enrolado, e a outra, ligada ao cursor deslizante, figura 7. 


O reostato é usado para controlar o fluxo da corrente através dele. 


Uma diferença fundamental, em relação ao potenciômetro, é que o reostato, é feito para suportar correntes mais altas. Assim dependendo da corrente que ele suporta, o reostato poderá ter dimensões bem grandes.

Tipos de reostato

Os reostatos são classificados em três tipos: tipo linear, tipo rotativo e reostatos de valor predefinido

  • Tipo Linear

Usam uma pista linear resistiva, onde o terminal deslizante pode se mover suavemente sobre essa pista. Ele tem dois terminais fixos de entrada, mas se usa apenas um deles, enquanto na outra ligação, usa-se o o outro terminal (ligado ao cursor deslizante), como mostrado na figura 8. Eles são frequentemente usados em aplicações de laboratório.

  • Tipo Rotativo

Como o nome sugere, ele possui uma pista resistiva rotativa (figura 7) que é frequentemente empregada em aplicações de energia. Esses tipos podem ser projetados com um eixo onde o cursor deslizante é colocado.

Conclusão

Potenciômetros, Tripots e Reostatos, são componentes similares, com aplicações idem.

No entanto, cabe ao projetista, escolher o tipo de resistor variável, que atenda às especificações e necessidades de seu projeto, e, ao técnico, substitui-lo por outro equivalente.

  • Tipo Valor Fixo (Predefinido)

Neste caso, o reostato tem função similar ao Trimpot.
Em um equipamento, no qual seja necessário usar um reostato, com valor de resistência predefinido (normalmente resultado de uma calibração), usa-se o reostato. Após o equipamento sair de fábrica, normalmente não precisa mais de ajustes.

Reostato e simbolo.png
Reostato Linear laboratorio.png
Varistor

Varistores

Varistor, é um componente eletrônico (semicondutor), no qual a resistência, varia de acordo com o valor da tensão aplicada.

A principal característica de varistor é, diminuir a resistência quando há um aumento do valor da tensão.

Os varistores também são conhecidos como VDR (sigla em inglês para “Resistor dependente de Voltagem”).
Embora possa ser encontrado em vários tipos e formas, o mais utilizado em circuitos eletrônicos, é o varistor de óxido metálico MOV em inglês). Em altas tensões, são utilizados materiais diversos, como óxido de zinco.
Na figura 9, são mostrados alguns tipos de varistores. 

Simbolo Varistor.png

Como funciona um Varistor?

O varistor (diferente de um resistor variável, que varia resistência de forma contínua), só atua (entra em funcionamento) quando há um pico de tensão (transiente).

Em funcionamento normal (figura 10), o varistor apresenta uma grande resistência, desta forma, a tensão de entrada, alimenta o circuito eletrônico, no entanto, quando há um pico de tensão ou sobrecarga, a corrente elétrica excessiva, é desviada, passando através do varistor, evitando que o transiente, com seu valor elevado, danifique o circuito eletrônico.


Embora haja um fusível na entrada, que pretensamente deveria abrir, isso normalmente não ocorre, pois o tempo para que ele abra e, interrompa o circuito, é muito maior que o tempo de ação do varistor, assim, se o transiente for muito rápido (da ordem de poucos milissegundos), o fusível, provavelmente não abrirá a tempo, danificando o circuito, daí a necessidade do varistor.

 

Aplicações de Varistores


Em função de sua característica principal, são usados em qualquer equipamento eletrônico (ou situação), em que seja necessário eliminar variações bruscas (surtos) de tensão na entrada.

 

Fontes de alimentação usam, quase sempre varistores, permitindo desta forma, entregar uma “tensão limpa” para o resto do equipamento.
São usados também, em circuitos de alta tensão, como redes elétricas de energia, em circuitos com para raios, etc.
 

Tipos de varistores e simbolo.png
Transiente circuito.png
bottom of page