Controle e proteção de circuitos elétricos/eletrônicos
É muito importante que um circuito eletrônico (e elétrico), tenha um dispositivo de proteção. Caso haja um mau funcionamento ou outra condição anormal, evita-se que todo o circuito, ou parte do mesmo, dê defeito.
O funcionamento básico de um dispositivo de proteção, é interromper o fluxo de corrente, nesse circuito.
Fusíveis e Disjuntores
Num circuito eletrônico, usa-se um Fusível, e no circuito elétrico Disjuntores.
Há vários outros tipos de dispositivos de proteção, e no decorrer do curso veremos vários deles.
Um fusível, tem em seu interior (veja a figura 1), um pequeno fio metálico, o qual é projetado, para suportar determinado valor de corrente.
Por exemplo, um fusível de 5 A (amperes) suporta valores de corrente até esse nível, caso a corrente ultrapasse esse valor, o fio interno se partirá (diz-se que o fusível abriu), interrompendo a corrente (diz-se que o circuito abriu), protegendo desta forma todo o circuito eletrônico.
Dois tipos comuns de fusíveis são: Os de ação rápida e os de retardo. Os de ação rápida,
são do tipo F (quando o fusível entra em ação rapidamente) e os fusíveis de retardo são do tipo T. Escolhe-se o tipo de acordo com as necessidades do circuito.
O Disjuntor tem a mesma função do fusível, porem seu funcionamento é diferente.
Dentro dele, há uma lâmina metálica que se dilata com a passagem de corrente. No entanto se a corrente ultrapassar o valor limite (20 A, por exemplo), a dilatação desse metal, será tal que desarma (abre) o disjuntor, interrompendo a corrente.
Quando o fusível queima (abre) é necessário trocá-lo por outro, já o disjuntor, é só desligá-lo e religar, que ele volta a funcionar. Eventualmente, se isso não resolver, pode estar mesmo com defeito, nesse caso é necessário trocar o disjuntor.
-
Exemplos de circuitos em paralelo e série
-
Cálculo de tensão e corrente
Símbolos de Fusíveis e Disjuntores
A figura 3, mostra o símbolo para fusíveis de fio (à esquerda) e o símbolo para disjuntores (à direita).
No esquema eletrônico, além do símbolo, usa-se um valor em Amperes, correspondente a esse fusível.