top of page

Potenciômetro Digital ajustável e Fotoresistor


O potenciômetro digital, tem a mesma função de um potenciômetro, assim, serve para os mesmos propósitos.

Em função da miniaturização dos equipamentos eletrônicos, e, pela comodidade que proporcionam (normalmente são acionados por controle remoto), são substitutos ideais, na maior parte das vezes, para o potenciômetro comum.
 

Então, na prática o potenciômetro digital, é um CI configurado digitalmente e, que substitui o potenciômetro eletromecânico clássico, em muitos projetos de circuito. 
Reduz o tamanho do produto e, adiciona compatibilidade com processadores e software, oferecendo recursos úteis.
São comuns em aparelhos de áudio, televisões, equipamentos médicos, e muitas outras aplicações.

 

São disponibilizados em forma de CI (circuito integrado), como mostrado na figura 11.

Ci Potenciometro Digital.png

Como funciona o Potenciômetro Digital

O potenciômetro digital, tem um circuito eletrônico interno, que emula o potenciômetro comum.

 

Para mostrar o princípio de funcionamento, de um potenciômetro digital, refira-se à figura 12.

 

Observação: Em um CI como da figura 11, há outros blocos internos como, unidades de controle, interface e memória.

 

Neste caso, ele é constituído por uma associação de 8 resistores em série, sendo que cada resistor, é selecionado individualmente, por uma chave.

Como exemplo (ver figura 12), a chave 3 foi fechada, portanto, o valor da resistência, para essa chave em particular, será de (R1 + R2), e o valor obtido no terminal 2.

O mesmo raciocínio, deve ser feito, para as demais chaves.

Observe que, o valor da resistência, é feito em degraus, e, não de maneira linear.

 

Um potenciômetro digital, como mostrado na figura 11 (CI - AD5220), possui 256 posições (resistores em série) e 2 canais (2 potenciômetros digitais), em um mesmo encapsulamento.

CI Potenciometro digital Esquema.png
Foto Resistor

Fotoresistor


Fotoresistores, são componentes eletrônicos passivo, sensíveis à luz.


Seu princípio de funcionamento é, uma alta resistência na ausência de luz e, um valor de resistência muito baixo, quando há incidência de raios luminosos.


A resistência do fotoresistor, também chamado de LDR (resistor dependente de luz, em português), é proporcional à intensidade luminosa, tanto menor, quanto maior a intensidade da luz incidente.
Sem luz incidente, o fotoresistor, apresenta resistência na ordem de centenas de KΩ, porém, na presença de iluminação (quando conduzem), a resistência cai para alguns ohms.
A figura 13 mostra dois tipos de fotoresistores e seu símbolo.

Como funciona um fotoresistor?


Os fotoresitores, são fabricados com materiais como, silício ou germânio, dopados ou não. Há outros materiais também, dependendo do tipo de utilização do LDR.


Ao incidir a luz (fótons), são captados pelas trilhas, produzindo devido à energia absorvida, elétrons livres, assim estes elétrons produzem corrente (elétrica), fazendo com que o valor da resistência caia bastante.  

 

A sensibilidade de um fotoresistor, varia de acordo com o comprimento de onda de luz, que incide, e sua resposta à luz, é não linear.
Se, as especificações de um foto resistor, forem para uma determinada frequência luminosa (faixa de luz), ele somente funcionará para essa faixa, ignorando (não atuando) em outras faixas.

Fotoresistor e simbolo.png
bottom of page