Tabela de Cores Resistores Fixos
Tabela de cores
As tabelas de cores (também chamados de códigos de cores) usados em alguns tipos de resistores, facilitam muito a leitura dos mesmos.
Os resistores de carbono, filme de carbono e tipos de filme de metal, em geral, usam o sistema de faixa coloridas.
Essas faixas coloridas, claro, não são aleatórias, obedecem uma norma “Padrão (IEC 60062)”
O código de cores normalmente é constituído de 4 a 6 anéis coloridos. O resistor com 4 faixas é o mais comum.
O conjunto dessas cores fornecem:
- O valor da resistência,
- A tolerância
- Confiabilidade (em resistores com 6 faixas)
Identificando a primeira faixa colorida
Qual a 1ª faixa? Esta pergunta faz todo o sentido, porque como podemos começar a calcular a resistência do código de cores do resistor, se não sabemos qual a 1ª faixa. Felizmente, o código de cores do resistor, tem algumas pistas visuais que vão nos ajudar. Veja as figuras 1; 3; 4; 5;
-
Normalmente, há algumas faixas juntas e uma última separada. Comece pela faixa mais externa, das faixas que estão juntas.
-
Se você encontrar uma faixa de cor dourada ou prata em seu resistor, esta faixa representa a faixa de tolerância e, está situada no lado oposto das faixas que estão juntas. Comece a leitura do valor, pelas faixas que estão juntas.
Resistores - Variáveis
Códigos de cores – Resistores com 4 faixas
A tabela da figura 1, será usada, quando o resistor contiver 4 faixas ou anéis em seu corpo.
As três primeiras faixas (mais próximas entre si) indicam o valor em ohms:
-
As duas primeiras o valor numérico e,
-
A terceira faixa, o número de zeros, ou, o multiplicador (o resultado será o mesmo) A terceira faixa também é chamada de banda multiplicadora.
Repare que, quando a faixa multiplicadora for, “ouro ou prata” na terceira faixa, você estará multiplicando por um número fracionário, ou, o que é o mesmo, dividindo por 10 ou 100, respectivamente.
-
A quarta faixa, mais afastada, mostra a tolerância do resistor. No exemplo da tabela da figura 1, a tolerância é de 5%.
Nesse exemplo, o valor do resistor varia de 950 Ω (-5%) a 1050 Ω (+5%)
E quando não há a quarta faixa?
Se não houver a 4ª faixa a tolerância do resistor é de 20%.
Um resistor sem a 4ª faixa é mostrado na figura 2.
O valor desse resistor é de 100 Ohms, com tolerância de 20%.
Desta forma pode variar de 80 a 120 ohms
Nos exemplos da figura 3, temos vários resistores, com valores diferentes.
Observe que, nos exemplos:
390 KΩ e 1 M Ω, foi adotado o critério usual, de Kilo e Mega, e não o valor por extenso: 39000 Ω no lugar de 390 K
Uma dica, um resistor com, por exemplo, 2,7 M Ω (Megohms), poderá ser encontrado com a seguinte nomenclatura - 2M7 Ω com o M (o K ou o G) no lugar da vírgula.
Importante - Sobre Múltiplos e Submúltiplos
Os múltiplos (K (kilo) = 1000 = 103 (elevado a 3), M (mega) = 1.000.000 = 106) (elevado a 6), são muito usados. Há outros múltiplos e submúltiplos, toos muito importantes.
Quer saber mais? Clique aqui
Códigos de cores – Resistores com 5 faixas
A tabela da figura 4, mostra um resistor com 5 faixas.
Resistores com 5 faixas, são de alta precisão, por isso possuem uma faixa a mais.
Da mesma forma que no item anterior, estão disponíveis em várias versões diferentes de 'Valores comerciais”.
Por serem de alta precisão, contêm uma faixa mais ampla de valores, exigindo um valor numérico mais preciso e classificações de tolerância mais próximas do que pode ser alcançado no código de cores de quatro bandas.
Portanto, o código de cinco bandas foi criado atender essa necessidade. A maioria dos resistores desta série tem uma taxa de tolerância de +/- 1%
A maneira de “ler” um resistor com 5 faixas, é, exatamente a mesma, do resistor com 4 anéis.A leitura começa com as faixas mais próximas entre si (as 4 primeiras). A diferença encontra-se no 3º anel, que será também um valor numérico (como os dois primeiros), passando o multiplicador a ser representado pelo 4 anel, conforme mostrado na figura 5.
Códigos de cores – Resistores com 6 faixas
Neste caso adiciona-se mais uma faixa, para acomodar o coeficiente de temperatura, que define a provável mudança no valor do resistor por ° C, em partes por milhão “(ppm / 0C)”.
Alguns tipos de resistores, têm um coeficiente de temperatura negativo. Isto significa que reduzirão sua resistência à medida que aquecem.
Como são resistores de alta precisão, o objetivo dos fabricantes é, produzir um resistor cujo coeficiente de temperatura e, portanto, qualquer variação no valor da resistência, seja o mais próximo possível de zero.
Na figura 7, um resistor com 6 faixas, sendo a sexta, em cor azul.
De quanto será a variação da resistência (em %), para cada 10 graus Centígrados de aumento?
Então teremos 10 (referente à temperatura) X 10 (referente à cor azul, igual a 100. Como o valor é em ppm (parte por milhão), o resultado significa que irá variar em 100 ppm a cada 10 graus.
Como ler um resistor com 6 faixas?
A maneira de “ler” um resistor com 6 faixas, é, verificar como as faixas estão agrupadas. Normalmente, há 4 faixas mais juntas, e duas (tolerância e coeficiente de temperatura, mais afastadas, mas mais juntas entre si). Comece a leitura pelas 4 mais juntas. Ver figura 7
Fique atento
Nem sempre é fácil identificar com clareza, as cores dos resistores.
Pode acontecer da(s) cor(es) estar(em) desbotada(s), em função do (muito) tempo que estão no circuito, ou, devido ao aquecimento excessivo do resistor.
Então se isso ocorrer quando for trocar um resistor, faça o seguinte:
- Consulto o manual do fabricante, quando for possível
- Retire o resistor e faça a medida do mesmo com o multímetro.
Esses procedimentos são válidos também, para resistores que, em vez de cores, tenham números impressos, para sua identificação.
Resistor de Zero Ohm
O resistor com uma única faixa preta, é um resistor de 0 Ohm. Embora pareça uma situação esdruxula, pois na verdade equivale a um fio, tem seu uso justificado na forma de um componente normal, pelo uso de máquinas automáticas, para inserção de componentes, em placas de circuito impresso (PCB). Isso agiliza e automatiza o processo, ao usar este tipo de resistor.
Resistores com marcação numérica do valor da resistência
Alguns resistores, principalmente os de dissipação mais alta, por terem um tamanho maior, permitem que a marcação seja feita no próprio corpo através de números.
A maioria desses resistores, é do tipo “resistor de fio”, apresentam um corpo maior e, um revestimento que suporta temperaturas mais altas, como mostrado na figura 8.
Usam-se resistores de fio como os mostrados na figura 8, em Televisores, Amplificadores, e em equipamentos maiores como Eletrodomésticos.
Todos esses equipamentos têm em comum, valores de correntes mais altos.