top of page

Configurações de transistor bipolar

Os transistores bipolares podem ser configurados de diferentes maneiras. O motivo para isso é que, por ser um dispositivo de três terminais, existem basicamente três maneiras possíveis de conectá-lo dentro de um circuito eletrônico, com um terminal comum à entrada e à saída. 

As três configurações são:

  • Configuração base comum  

  • Configuração de Emissor Comum

  • Configuração comum do coletor

Aqui, faremos um resumo bem superficial destas 3 configurações, sem entrar em detalhes, pois não faz parte do propósito para o nível deste curso.

A configuração de um transistor em base comum


Na configuração da Base Comum, a base está aterrada e, é comum ao sinal de entrada do emissor (E) ao sinal de saída coletor, como mostra a figura 5.

 

O sinal de entrada é aplicado entre a base dos transistores e os terminais do emissor, enquanto o sinal de saída correspondente é obtido entre a base e os terminais do coletor como mostrado. 

 

Como se observa na figura a corrente de entrada que flui do emissor é grande, pois é a soma da corrente de base e da corrente de coletor:  

Ie=Ib+Ic


Nesta configuração diz-se que o transistor apresenta um ganho de corrente

Este tipo de arranjo de transistor não é muito comum. Geralmente é usado apenas em circuitos amplificadores de estágio único, ou amplificadores de frequência de rádio, devido à sua excelente resposta de alta frequência.
 

 Configuração de Transistores
Módulo 8.2

  • Região Ativa

  • Curvas de saída

  • Região de Corte

  • Região de Saturação

  • Especificações de um transistor

Transistor em Base Comum.png

A configuração de um transistor Emissor comum 


Na configuração do emissor comum, a base é o terminal de entrada, o coletor é o terminal de saída e o emissor é o terminal comum para entrada e saída. 

O sinal de entrada é aplicado entre a base e o emissor, enquanto a saída é tomada entre o coletor e o emissor, conforme mostrado. Este tipo de configuração é o circuito mais comumente utilizado para amplificadores baseados em transistores. Esta configuração é a mais amplamente usada.

 

A tensão de alimentação entre a base e o emissor é denotada por VBE enquanto a tensão de alimentação entre o coletor e o emissor é denotada por VCE.


O amplificador emissor comum possui níveis médios de impedância de entrada e saída. Desta forma, o ganho de corrente e o ganho de tensão do amplificador emissor comum são médios, no entanto, o ganho de energia é alto.


A configuração do amplificador emissor comum produz o maior ganho de corrente e potência de todas as três configurações de transistor bipolar.
 

Os amplificadores de emissor comum (EC) são usados quando um grande ganho de corrente é necessário.

Transistor em Emissor Comum.png
Conf. Emissor Comum

A configuração de um transistor Coletor comum 


Nesta configuração, o terminal base do transistor serve como entrada, o terminal emissor é a saída e o terminal coletor é comum tanto para entrada quanto para saída. Portanto, ele é chamado de configuração de coletor comum. A entrada é aplicada entre a base e o coletor enquanto a saída é obtida do emissor e coletor.


Este tipo de configuração é comumente conhecido como um circuito seguidor de tensão ou seguidor de emissor.

A tensão de alimentação de entrada entre a base e o coletor é indicado por VBC enquanto a tensão de saída entre o emissor e o coletor é indicado por VCE .
O amplificador coletor comum possui alta impedância de entrada e baixa impedância de saída. Tem baixo ganho de tensão e alto ganho de corrente.

Transistor em Coletor Comum.png
Conf. Coletor Comum

Resumo das configurações de transistor bipolar


A tabela a seguir apresenta as diversas caraterísticas de funcionamento de Transistores, de acordo com cada configuração usada:

bottom of page