Circuitos eletrônicos básicos
Basicamente, um circuito eletrônico (ou elétrico) consiste em uma fonte de tensão, uma carga, e um caminho para a corrente. entre a fonte e a carga.
A fonte de tensão pode ser, uma bateria, pilha, carregador, uma tomada elétrica, ou qualquer outro dispositivo, que forneça tensão e corrente, adequada.
As cargas podem ser, componente(s) eletrônico(s), ou uma lâmpada por exemplo.
O circuito elétrico, pode ser bem simples, como mostrado na figura 1, ou complexo, com muitos componentes eletrônicos, interligados. Nesta seção, veremos só o primeiro caso.
Na figura 1 é mostrado, à esquerda, um circuito elétrico bem simples, com:
Bateria (Fonte de Tensão), Led (Carga) e um fio (caminho para a Corrente), por onde flui a corrente elétrica.
Observação: Na prática seria necessário colocar um resistor em série com o Led, para diminuir a corrente, isso não foi feito para simplificar o nosso estudo.
À direita da figura1, é representado o esquema do circuito elétrico.
Repare que, cada componente tem um símbolo associado (no decorrer do curso, você verá todos os componentes e seus símbolos).
Agora repare na figura 2, é praticamente a mesma da figura 1, com um detalhe importante; há uma chave (liga/desliga), ligada ao circuito elétrico, e repare que ela está aberta.
Desta forma, o fluxo de corrente é interrompido, portanto o Led está apagado.
Há muitos tipos de chave liga/desliga. A figura 3 mostra 2 tipos dessas chaves.
Esses tipos de chaves da figura, são usadas normalmente em circuitos eletrônicos, para circuitos elétricos, como os das nossas casas, usamos aqueles interruptores tradicionais
Risco de choque
Sempre manuseie com todo o cuidado, as fontes de tensão elétrica, como por exemplo, as tomadas elétricas caseiras, pois há o risco de choque elétrico, o qual pode causar sérios danos à saúde da pessoa.
Para saber mais sobre segurança, clique aqui.
Qual seria o esquema elétrico para uma lâmpada de bulbo (daquelas que se usam em casa)?
A figura 4 mostra esse esquema.
Agora vamos complicar um pouco o circuito, com dois exemplos práticos:
1º exemplo: Precisamos acender 2 lâmpadas (podem ser leds, mas precisaria mudar a fonte para DC). Serão necessários uma chave (ou interruptor) com 3 polos e 2 lâmpadas, como mostrado na figura 5.
Quando a chave está fechando o contato, entre os pinos 2 e 1, acende-se uma lâmpada, e quando a chave fecha o contato entre 2 e 3, a outra lâmpada vai acender e, apaga-se a primeira.
2º exemplo: Agora temos 2 chaves, com 3 polos cada uma e, 1 lâmpada.
Com este arranjo, poderemos acender uma lâmpada em um determinado local e, apaga-la em outro local diferente. Ver figura 6.
Usando um “terra” comum em circuitos eletrônicos
Nos exemplos acima, sempre usamos dois fios, uma para o polo positivo (ou a fase do AC) e, outro para o negativo (neutro AC).
No entanto em circuitos eletrônicos, há casos em que por motivos práticos e para se economizar, usa-se um fio somente.
Vamos tomar como exemplo um automóvel (figura 7):
A fonte de tensão elétrica de um carro é sua bateria, normalmente instalada na parte da frente, sob o capô. No entanto, existem espalhados por todo carro, equipamentos que precisam dessa energia elétrica.
Como o carro é construído sobre uma base de metal (monobloco ou chassis) e, o metal é um bom condutor, liga-se o negativo da bateria, a esse chassis.
Assim, para uma ligação elétrica de uma lâmpada, por exemplo, liga-se o polo positivo da lâmpada, ao positivo do circuito eletrônico e, o negativo ao chassis. Ver figura 7.
O chassis (ou monobloco) do carro, representa o que chamamos de “terra”.
Símbolo de Terra ou GND (ground em inglês)
Há outros símbolos para terra (GND), porem têm uma aplicação um pouco diferente.
Como este é o símbolo mais usado, ficaremos com este e, quando for necessário, apresentaremos os outros.
Símbolo de Terra